sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Turbilhão de pensamentos de um tal de Lucas.

Sempre é bom encontrar pessoas que compactuem com suas ideias,seus ideais,suas chatices,suas idiotices,enfim,que participem  ou sejam um pedaço de você.
E eis que degustando um livro de Julio Cortázar,deparo-me com algo que já havia pensado várias vezes,mas,que foi brilhantemente dito:

" Y después de hacer todo lo que hacen,se levantan,se bañan,se entalcan,se perfuman,se peinan,se visten, y aí progresivamente van volviendo a ser lo que no son"


Humanos são assim,sempre tem vergonha de mostrar o que são realmente.Oras,por que causa as pessoas não atendem a porta sem tomar banho,sem passar algo em seu rosto,sem vestir uma roupa "apresentável"...?
Tudo isso para não mostrarem o que são,o seu 'eu',o Eu que se esconde em roupas,limpeza exagerada,em palavras 'adequadas',em gestos 'adequados',um falso 'Eu' é sempre o que encontramos em cada pessoa na rua,na faculdade,nos ônibus,nas lojas,enfim,em toda cidade.
E é por isso que casamento muitas vezes não dá certo,uma coisa é o seu 'Eu' em sociedade,outra coisa é o que você é em casa,fora dos (quase) holofotes,mostrar-se quem é ,fora da sua roupa,dos seus falsos gestos,dos seu falso odor,do seu falso eu.
E nós,somos assim,essa mentira.
Resta saber se você é assim por conta de não aturar-se do jeito que é,por conta do que lhe é imposto ou por conta de querer realmente ser assim e por se sentir bem mostrando o seu verdadeiro Eu somente para você(visão egoísta) ou para os seus.

Um comentário:

  1. Eu acho que as pessoas são assim por não suportarem ver o que são. As merdas que são.
    E que seja assim para evitar o caos mental!

    p.s.:eu adoro o caos

    ResponderExcluir

Diz!